Como elaborar um bom currículo?
Direto ao assunto
Na hora de colocar suas qualidades no papel, seja breve e objetivo, um recrutador trabalha com pouco tempo e muitos candidatos para analisar. Um bom currículo deve ter no máximo duas páginas. Valorizar o seu perfil profissional é essencial, mas sem exageros ou mentiras, pois, informações falas serão desmascaradas no momento da entrevista.
Estrutura do currículo
1- Inicie com dados essenciais: nome, e-mail, telefones fixo e celular, e-mail, idade, estado civil e nacionalidade.
OBS: Cuidado com o endereço de e-mail. Segundo Maria Antonio Xavier, responsável pelos processos seletivos da Compulink Informática, um endereço de e-mail por exemplo “gatinhaloira@empresa.com mostra a falta postura social e profissional do candidato.
2- Coloque sua área de interesse e o cargo que deseja atuar na empresa.
OBS: Evite colocar interesses em diferentes funções, isso pode demonstrar indecisão.
3- Descreva sua formação acadêmica.
OBS: Valorize o que for mais recente. Inicie com os anos de entrada e término dos cursos, depois qual o curso e a cidade.
4- Cite as experiências profissionais, sempre começando pela atual ou mais recente. Liste o tempo em que atuou em cada função e quais as contribuições que acredita ter proporcionado à empresa.
5- Coloque cursos extras de qualificação, de idiomas e sua atuação em projetos sociais.
Não tenho experiência. O que escrever?
Essa é a pergunta mais comuns dos jovens que estão em busca do primeiro emprego. Alexandra Alias, Psicologa responsável pelo recrutamento e seleção do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Ribeirão Preto diz que se falta de experiência na área o recomendado é dar ênfase aos trabalhos voluntários e cursos.
Deixe de lado
Atualmente não se deve colocar RG e CPF. Foto e pretensão salarial deverão ser colocados se for exigência da empresa. Se o currículo for enviado por e-mail, não é necessário datar, já que o correio eletrônico já faz isso.
Envio às empresas
Pesquise o nome e o cargo do responsável pela seleção de vagas. Se possível, faça um contato telefônico e informe que encaminhará o currículo. Se em três dias você não obtiver um retorno, retorne a ligação e, educadamente, se coloque à disposição da empresa para uma conversa pessoal.
Fonte: Revista Profissão Sucesso / Outubro 2010