24.7 C
Washington
Array

Como aumentar as suas chances de ser bem-sucedido em um processo seletivo para trainee

Encontro:

Compartilhar:


Como aumentar as suas chances de ser bem-sucedido em um processo seletivo para trainee

 

Há exatos 13 anos – agosto de 2000 – fui admitida em um dos programas de trainee mais difíceis da época – o da Lojas Americanas. Foram inúmeras etapas entre provas, dinâmicas e entrevistas com gerentes e diretores. Apesar de ter seguido outro caminho dois anos mais tarde, posso dizer que foi uma das melhores experiências profissionais que já vivenciei, pois ao passar por todas as áreas da empresa – e a maioria dos programas de trainee tem este formato – acabei identificado o setor que mais tinha a ver com as minhas habilidades e onde eu poderia, de fato, fazer a diferença.

Apresento, a seguir, seis dicas importantes que foram essenciais para que eu fosse selecionada por esta grande empresa do ramo varejista. É interessante notar que essas sugestões não ficaram ultrapassadas com o tempo:

1) Conheça bem a empresa ou o produto que ela oferece – mas não busque informações apenas na internet. Faça uma pesquisa de campo. Na época, eu visitei algumas lojas e conversei com alguns funcionários para entender os pontos fortes e os pontos de melhoria. Essas informações foram bastante úteis durante a minha entrevista. Os candidatos que demonstram conhecimentos sobre a empresa a que está se candidatando e conseguem sugerir soluções criativas para algumas questões, têm muito mais chances de prosperar. Mas, cuidado! Propor soluções de melhoria é bem diferente de criticar. Utilize termos como “eu sugeriria desta forma” ao invés de “isto está errado”.

2)  Pergunte a si mesmo se é isto que você deseja – é importante se sentir familiarizado com o estilo da empresa a que você estiver se candidatando. Isso aumenta em muito as suas chances. O varejo, por exemplo, é extremamente dinâmico e apaixonante, mas também é exaustivo e vai lhe exigir muita dedicação e concentração. Se você tem esse perfil, siga em frente. É importante ter em mente que passar em um programa de trainee é apenas o começo. Você precisará mostrar muita força de vontade e motivação para ser efetivado e, para que isto aconteça, gostar da empresa é ter uma grande vantagem competitiva.

3)  Tenha uma postura colaborativa – se houver dinâmicas em grupo, durante o processo de seleção, assuma uma postura mais colaborativa. Não fique preocupado em ser o primeiro a falar. Escute e conheça mais sobre os seus concorrentes. Isto lhe dará subsídios importantes quando chegar o seu momento de se pronunciar. A maioria das empresas busca pessoas que tenham facilidade em conviver em equipe e a Lojas Americanas não é diferente. Se for selecionado, você não só passará pelos setores mais importantes da empresa. Você precisará sugerir melhorias, apresentar resultados e ajudar os seus outros colegas trainees a superarem as suas metas. Trabalhar sozinho ou bater de frente com as lideranças já estabelecidas, não fará com que você seja efetivado.  

4)  Controle a ansiedade – muitas vezes, durante um processo de seleção, ficamos ansiosos porque precisamos mostrar nossas qualidades em um curto espaço de tempo. Entretanto, a ansiedade pode ser interpretada como insegurança. Tenha energia e motivação sem parecer ansioso ou desesperado para alcançar a vaga. A maioria das empresas do varejo busca profissionais dinâmicos, o que é bem diferente de ansiosos. Uma tática interessante é treinar a sua fala e os seus gestos em frente ao espelho. Se você não gostar do que está vendo, provavelmente outras pessoas não gostarão. O treino é importante, pois aumenta a sua autoconfiança, sobretudo durante uma entrevista individual que geralmente acontece com os gerentes ou diretores.

5)  Tenha simplicidade – por mais qualificado que você seja, tenha humildade com os seus conhecimentos. As empresas que estão selecionando precisam entender como o seu perfil vai ao encontro das necessidades delas. Em muitas empresas do varejo, por exemplo, se você for selecionado, irá conviver diariamente com pessoas bem simples, que esperam ser lideradas por profissionais que saibam se posicionar de maneira educada e simplificada. Mostrar uma linguagem rebuscada durante a entrevista ou colocar alguns “adjetivos” a mais em seu currículo pode ser uma verdadeira armadilha. Saber “se vender” sem parecer arrogante é uma habilidade que faz grande diferença em um processo de seleção.

6)  Seja verdadeiro – não fale o que as pessoas querem ouvir se isto não for realmente verdade. O candidato que é honesto durante uma entrevista tem mais chances sobre os seus concorrentes que parecem “perfeitos” para o cargo, e sabe por quê? Porque se as empresas não conseguirem saber quem é você de verdade, não irão contratá-lo. Por outro lado, tenha bom senso com as informações que diz. Alguns assuntos pessoais só devem ser ditos se forem perguntados a você.

Muitas empresas do varejo como a Lojas Americanas contratam, para o seu quadro de trainees, profissionais motivados, dinâmicos, engajados, que conseguem fazer a diferença por onde passam, além de ter muita vontade de aprender e saber se relacionar bem em equipe.

Boa sorte!

 

Por: 

Denise de Moura

Consultora de Recursos Humanos, especialista em Comportamento Organizacional. Tem atuado nos últimos anos em importantes empresas, nas áreas de Clima Organizacional, Treinamento e Desenvolvimento, Retenção de Talentos, Avaliação de Desempenho e Análise de Indicadores de RH.

Formada em Comunicação Social pela PUC-RJ e Pós-graduada em Gestão pela Qualidade Total pela UFF, possui diplomas internacionais da Alemanha e Inglaterra em Business, Recursos Humanos e Comportamento Humano nas Organizações.

É autora do livro Cansei de Sofrer no Trabalho, publicado pela Qualitymark Editora e responsável pelo website www.dicasinfaliveis.com.br

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/como-aumentar-as-suas-chances-de-ser-bem-sucedido-em-um-processo-seletivo-para-trainee/72356/

Em: 19/8/2013

:: MAIS RECENTES

  • [9/9/2013] Viva Talentos participa da 12ª Semana de Oportunidades FECAP
  • [26/8/2013] Viva Talentos participa do Recruta FEI 2013
  • [19/8/2013] Como aumentar as suas chances de ser bem-sucedido em um processo seletivo para trainee
  • [15/8/2013] Viva Talentos participa da 12ª Semana de Recrutamento da PUC
  • [14/8/2013] Viva Talentos participa da 5ª feira Virtual de Programas de Estagios e Trainee Universia
  • [11/7/2013] Recrutadores destacam importância de portfólio on-line; conheça sites para criá-lo
  • [28/6/2013] 3 cuidados ao ser colega de trabalho e amigo ao mesmo tempo
  • [7/5/2013] Escolha o programa de trainee com critérios
  • [25/4/2013] Viva Talentos participa da Ação de Cadastramento na Universidade Metodista de São Paulo
  • [18/4/2013] Viva Talentos participa da 4ª feira Virtual de Programas de Estagios e Trainee Universia
  • [18/4/2013] Usar alargador na orelha pode prejudicar a carreira?


  • ━ mais assim

    Os caminhos para buscar oportunidades

    Os caminhos para buscar oportunidades Pós-graduação e idiomas são diferenciais para abrir as portas do mercado de trabalho, que está cada...

    Programa de Estágio Guaratinguetá 2016

    Somos uma das empresas líderes na indústria química, e com o melhor time desenvolvemos há mais de 150 anos soluções inteligentes para nossos clientes...

    Programa de Estágio Goodyear 2016

    A Goodyear, fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUV’s, caminhões, ônibus, pneus fora de estrada e para aviação, além de materiais para recapagem,...

    Programa de Estágio Corporativo BASF

    Por meio da ciência e da inovação, possibilitamos que nossos clientes de todas as indústrias atendam as atuais e as futuras necessidades da sociedade...

    Programa de Estágio AkzoNobel 2016

    A AkzoNobel cria todos os dias produtos essenciais para tornar a vida das pessoas mais agradável e inspiradora. Como uma companhia global líder em...