29.8 C
Washington
Array

Expatriado volta ao Brasil para participar de trainee

Encontro:

Compartilhar:


Expatriado volta ao Brasil para participar de trainee

 

 

O espaço obtido pelo Brasil no cenário econômico internacional tem sido determinante para que jovens optem por retornar ao país em busca de oportunidades oferecidas em programas de trainee de grandes empresas.

Ian Archibald, 25, administrador de empresas, é um exemplo. Filho de norte-americano com brasileira, o profissional se mudou para os EUA quando criança. No fim do ano passado, no entanto, despediu-se da família e dos amigos para participar do programa da Vale no Brasil.

Gabriel Lordello/Folhapress
O trainee Ian Archibald
O trainee Ian Archibald veio ao Brasil participar de programa da Vale

“Vejo no país vantagens e oportunidades de crescimento profissional que estão em falta nos EUA”, destaca. Assim como o administrador, outros dois profissionais de sua turma no programa da mineradora seguiram o mesmo caminho de volta.

A gerente de atração e seleção de pessoas da Vale, Renata Romeiro, diz que a intenção dos jovens em voltar ao Brasil está ligada às possibilidades de carreira -mais atraentes aqui do que nos EUA e na Europa- e à execução de tarefas globalmente.

Acompanhando o cenário de internacionalização dos trainees, a Natura também identificou, dentre os 23.400 candidatos inscritos em seu programa, 40 brasileiros que vivem no exterior e 1.500 jovens de outras nacionalidades que moram fora.

GERAÇÃO

“Este movimento vem se intensificando, já que o Brasil está bem posicionado economicamente”, analisa a gerente do escritório de liderança da Natura, Denise Asnis.

Os jovens têm oportunidades aqui, principalmente com a preocupação das empresas em atender a geração Y (nascidos entre 1978 e 2000), analisa Ricardo Dreves, diretor da Dreves & Associados, empresa de seleção de trainees.

Foco em prática é diferencial em programa no país

A tônica dos programas no Brasil traduz o movimento de retorno de jovens.

Para Denise Asnis, da Natura, ao contrário do que acontece aqui, o restante da América Latina enxerga o trainee como “observador”. “Não se veem programas bens estruturados fora do país”, diz a diretora da Viva Talentos, Iracema Andrade.

Daniel de Oliveira, 19, que foi aprovado no trainee da Teleperformance, de teleatendimento, passou de agente de atendimento a instrutor de treinamento. “Adquiri habilidades. Minha carreira mudou.”

Por JULIANO MOREIRA / FOLHA. Disponível em: http://classificados.folha.com.br/empregos/918932-expatriado-volta-ao-brasil-para-participar-de-trainee.shtml

Em: 23/5/2011

:: MAIS RECENTES

  • [11/7/2013] Recrutadores destacam importância de portfólio on-line; conheça sites para criá-lo
  • [28/6/2013] 3 cuidados ao ser colega de trabalho e amigo ao mesmo tempo
  • [7/5/2013] Escolha o programa de trainee com critérios
  • [25/4/2013] Viva Talentos participa da Ação de Cadastramento na Universidade Metodista de São Paulo
  • [18/4/2013] Viva Talentos participa da 4ª feira Virtual de Programas de Estagios e Trainee Universia
  • [18/4/2013] Usar alargador na orelha pode prejudicar a carreira?
  • [12/4/2013] Viva Talentos Humanos participa da XXII Semana de Recrutamento da Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • [18/9/2012] Viva Talentos participa da 11ª Semana de Recrutamento da PUC
  • [6/9/2012] Os erros mais comuns na entrevista, segundo o LinkedIn
  • [30/8/2012] 5 dicas para priorizar as coisas certas no trabalho


  • ━ mais assim

    Os caminhos para buscar oportunidades

    Os caminhos para buscar oportunidades Pós-graduação e idiomas são diferenciais para abrir as portas do mercado de trabalho, que está cada...

    Programa de Estágio Guaratinguetá 2016

    Somos uma das empresas líderes na indústria química, e com o melhor time desenvolvemos há mais de 150 anos soluções inteligentes para nossos clientes...

    Programa de Estágio Goodyear 2016

    A Goodyear, fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUV’s, caminhões, ônibus, pneus fora de estrada e para aviação, além de materiais para recapagem,...

    Programa de Estágio Corporativo BASF

    Por meio da ciência e da inovação, possibilitamos que nossos clientes de todas as indústrias atendam as atuais e as futuras necessidades da sociedade...

    Programa de Estágio AkzoNobel 2016

    A AkzoNobel cria todos os dias produtos essenciais para tornar a vida das pessoas mais agradável e inspiradora. Como uma companhia global líder em...