14.3 C
Washington
Array

Jovem estuda mais antes de enfrentar o mercado

Encontro:

Compartilhar:


Jovem estuda mais antes de enfrentar o mercado

 

O aumento dos salários e o número maior de vagas oferecidas no mercado de trabalho no ano passado não foram suficientes para afastar o jovem da escola.

Em 2010, os jovens entre 15 e 17 anos corresponderam a 18,9% do total da população empregada ou buscando emprego. Foi a menor taxa desde 2003, quando essa faixa etária equivalia a 26% da população economicamente ativa.

Os dados fazem parte de levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicam que os adolescentes estão priorizando a formação, passando mais anos na escola e adiando a entrada no mercado de trabalho.

Outro indicador dessa tendência, também de acordo com dados do IBGE, é o aumento no percentual dos adolescentes que declaram só estudar: de 39% em 1992 para 65% em 2009. Na outra, ponta, os que só trabalham passaram de cerca de 25% para pouco mais de 6%.

Prioridade

“A melhora da renda familiar ajuda a explicar, mas a percepção da importância e dos retornos da educação é mais relevante”, disse à Folha de S.Paulo o economista Jorge Arbache, da Universidade de Brasília.

Segundo ele e outros especialistas ouvidos, a principal causa da mudança é a valorização da educação, pois o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido.

Mas a melhora da renda das famílias nos últimos anos também conta, pois permite que os pais financiem os filhos por mais tempo. Esses, por sua vez, podem adiar a procura de trabalho.

O levantamento do IBGE foi realizado em seis regiões metropolitanas: São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre.

Os dados indicam que a menor participação juvenil na economia começou a se acentuar em 2008.

 

Fonte: http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=14,96187

Em: 13/5/2011

:: MAIS RECENTES

  • [11/7/2013] Recrutadores destacam importância de portfólio on-line; conheça sites para criá-lo
  • [28/6/2013] 3 cuidados ao ser colega de trabalho e amigo ao mesmo tempo
  • [7/5/2013] Escolha o programa de trainee com critérios
  • [25/4/2013] Viva Talentos participa da Ação de Cadastramento na Universidade Metodista de São Paulo
  • [18/4/2013] Viva Talentos participa da 4ª feira Virtual de Programas de Estagios e Trainee Universia
  • [18/4/2013] Usar alargador na orelha pode prejudicar a carreira?
  • [12/4/2013] Viva Talentos Humanos participa da XXII Semana de Recrutamento da Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • [18/9/2012] Viva Talentos participa da 11ª Semana de Recrutamento da PUC
  • [6/9/2012] Os erros mais comuns na entrevista, segundo o LinkedIn
  • [30/8/2012] 5 dicas para priorizar as coisas certas no trabalho


  • ━ mais assim

    Os caminhos para buscar oportunidades

    Os caminhos para buscar oportunidades Pós-graduação e idiomas são diferenciais para abrir as portas do mercado de trabalho, que está cada...

    Programa de Estágio Guaratinguetá 2016

    Somos uma das empresas líderes na indústria química, e com o melhor time desenvolvemos há mais de 150 anos soluções inteligentes para nossos clientes...

    Programa de Estágio Goodyear 2016

    A Goodyear, fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUV’s, caminhões, ônibus, pneus fora de estrada e para aviação, além de materiais para recapagem,...

    Programa de Estágio Corporativo BASF

    Por meio da ciência e da inovação, possibilitamos que nossos clientes de todas as indústrias atendam as atuais e as futuras necessidades da sociedade...

    Programa de Estágio AkzoNobel 2016

    A AkzoNobel cria todos os dias produtos essenciais para tornar a vida das pessoas mais agradável e inspiradora. Como uma companhia global líder em...