Programa de Trainee: abra suas portas


Programa de Trainee: abra suas portas

 

É perceptível o crescimento da competitividade no mercado de trabalho. O grande aumento do número de universitários no país, o desenvolvimento da economia e inúmeros outros fatores contribuem para tal cenário. A nova ordem econômica mundial na qual nos encontramos exige cada vez mais profissionais dinâmicos, inovadores, atenciosos, extremamente tecnológicos, e sempre em evolução. Por isso encontrar, lapidar e aproveitar talentos tem se tornado cada vez mais difícil.

A transformação que o panorama empresarial tem sofrido nas últimas décadas demanda mudanças também no relacionamento empresa/colaboradores. É preciso que os profissionais, antes vistos como recursos, sejam vistos como capital intelectual. E na tentativa de descobrir tais profissionais, muitas empresas têm investido nos programas de trainee, sistemas de seleção e desenvolvimento de técnicos dentro da companhia, preparando profissionais desde os últimos anos da universidade até sua formação.

Por ainda estarem cursando uma graduação ou por terem acabado de se formar, esses possíveis futuros colaboradores passam de um a três anos recebendo treinamentos e participando de cursos voltados à área na qual irão atuar. Durante esse período, os trainees aprendem mais sobre os esquemas de funcionamento e sobre a história da empresa, tornando-se profissionais desprovidos de vícios e manias em sua forma de trabalho, com alto potencial, cheios de conhecimentos frescos e novas ideias.

Para as empresas, tais programas são como um investimento no futuro, o qual, além de funcionar como uma porta de entrada para novos talentos, pode ser considerado um programa de melhoria constante da qualidade do quadro de funcionários, o qual enriquece, de forma planejada, o capital humano da companhia. Esse mecanismo de contratação proporciona ao negócio certa independência do mercado para o preenchimento de vagas, por já possuírem profissionais polivalentes e disponíveis dentro do próprio negócio.

Além de mão-de-obra qualificada, os programas de trainees são uma garantia de continuidade da cultura da empresa. Mais do que isso, eles abrem um grande leque de possibilidades ao empreendimento, desde a renovação do quadro de colaboradores e até mesmo do perfil gerencial. É claro que esse mecanismo de contratação não é feito somente de vantagens.

Desde o ciúme por parte dos não participantes do programa até mesmo a imaturidade dos próprios trainees, há várias questões ainda a serem discutidas e aprimoradas. Mas, de uma coisa fica a certeza: manter as portas e a mente aberta ao frescor da juventude, às novas ideias e à sede de sucesso dos ainda iniciantes é uma ótima oportunidade de crescimento e afirmação do seu negócio como líder em seu respectivo setor.

Gilberto Wiesel empresário, administrador de empresas pós-graduado em Marketing pela FGV. É Master-Practitioner em Programação Neurolinguistica pela Sociedade Brasileira de PNL e membro da Time Line Theraphy Association, Hawai-USA. É escritor, conferencista e diretor dor Grupo Wiesel que atua na área de Educação Corporativa. 

Fonte: Gilberto Wiesel, Administradores.com.br, disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/oportunidades/programa-de-trainee-abra-suas-portas/37485/

Em: 2/9/2010

:: MAIS RECENTES

  • [11/7/2013] Recrutadores destacam importância de portfólio on-line; conheça sites para criá-lo
  • [28/6/2013] 3 cuidados ao ser colega de trabalho e amigo ao mesmo tempo
  • [7/5/2013] Escolha o programa de trainee com critérios
  • [25/4/2013] Viva Talentos participa da Ação de Cadastramento na Universidade Metodista de São Paulo
  • [18/4/2013] Viva Talentos participa da 4ª feira Virtual de Programas de Estagios e Trainee Universia
  • [18/4/2013] Usar alargador na orelha pode prejudicar a carreira?
  • [12/4/2013] Viva Talentos Humanos participa da XXII Semana de Recrutamento da Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • [18/9/2012] Viva Talentos participa da 11ª Semana de Recrutamento da PUC
  • [6/9/2012] Os erros mais comuns na entrevista, segundo o LinkedIn
  • [30/8/2012] 5 dicas para priorizar as coisas certas no trabalho