18.7 C
Washington

As muitas vantagens de ser trainee

Encontro:

Compartilhar:

As muitas vantagens de ser trainee

Acredite: ter um programa desses no currículo não apenas diferencia o candidato na hora da seleção. Também ajuda bastante na vida profissional

Na etapa de avaliação do currículo do candidato em um processo seletivo, quem tiver participado de um programa de trainee certamente chama a atenção do avaliador. Isso porque os trainees (aprendizes) são considerados profissionais com potencial de liderança e competência. E levam vantagem também pela boa capacidade de trabalhar em grupo, característica muito importante para quem atua em uma multinacional.

Empresas como Ambev, Unilever, Americanas, Itaú, Bradesco, Santander, Vale e Petrobras são algumas das que abrem as portas para os trainees. O tratamento dos profissionais é diferenciado, já que a ideia é que eles permaneçam na empresa após o término do programa, podendo alcançar até cargos de chefia.

De acordo com Gilson Teixeira, doutor em planejamento estratégico de empresas e em computação, o principal foco dos programas de trainee é em estudantes universitários ou recém-formados, justamente por terem uma maior facilidade de se adaptar à cultura da empresa. “É mais fácil que ela se adapte do que alguém que já tem muita experiência de mercado”, comenta.

Uma das vantagens de participar de um programa de trainee é que o profissional não aprende apenas uma função. Passa por um “rodízio” em diversas áreas da empresa, o que permite que ele tenha contato com diferentes perfis de gestores e, assim, cresça profissionalmente. Geralmente, a permanência é de três a seis meses por área. Todo o programa pode durar de um a três anos.

“Trainee é como um ‘pós-estágio’, um estágio mais formal, com maior capacidade de formação e experiência”, explica Gilson Teixeira. No Brasil, as áreas profissionais que mais oferecem programa de trainee são administração, economia, ciências contábeis e computação. Para concorrer a uma vaga, há algumas etapas que o candidato deve enfrentar. Elas podem variar de empresa para empresa. Mas de uma forma geral, começa com a avaliação do currículo.

Após a avaliação pode haver uma apresentação institucional da empresa. Depois, a aplicação de testes objetivos, que tendem a ser feitos online. Para quem passa, são realizadas presencialmente as dinâmicas de grupo e, por último, entrevistas dos candidatos com grandes gestores, diretores e até presidentes da empresa. “É importante dizer que você entra operando imediatamente na empresa. Às vezes você passa até seis meses estudando e treinando para começar de fato”, ressalta Teixeira.

Eduardo Rocha, 26, que é formado em engenharia da computação, conseguiu passar por todas as fases da seleção da Unilever há seis meses e foi contratado como trainee. Ele conta que não realizou um preparo específico para participar do processo seletivo, mas se capacitava com foco na carreira de uma forma geral. Sempre participava de eventos sobre relações interpessoais, gestão e liderança.

Além disso, na vida acadêmica, Eduardo buscou sempre participar de atividades extracurriculares, como o intercâmbio que realizou na França, e ações de voluntariado, por exemplo. “A experiência está sendo fantástica. A empresa faz tudo que se compromete a fazer, dedicando-se ao trainee da mesma forma que espera que ele se dedique a ela”, conta. Hoje, ele está morando em São Paulo, pelo fato de a parte mais forte de tecnologia da empresa se localizar lá. Como perspectivas profissionais, ele espera fechar o ciclo iniciado como trainee e conseguir ser contratado como gerente, por ter se identificado com os valores da empresa.

Para se dar bem na seleção

Na inscrição

Não se inscreva para todos os processos seletivos que aparecerem. Busque empresas com valores semelhantes aos seus: entender em que tipo de organização se quer trabalhar, atentando-se principalmente ao que ela prega, é decisivo para decidir seguir carreira na instituição.

Lição de casa

Estude a empresa. Conhecer a história, entender como ela se organiza e ter conhecimento do produto demonstra interesse pela instituição.

Na entrevista

Seja você mesmo. Não adianta tentar disfarçar: a maneira como você de fato é vai transparecer. Faça perguntas, mas não qualquer uma. Não pega bem se a única for: “Em quanto tempo vou ser promovido?”

Dinâmica de grupo

Não se deixe paralisar pelo medo, mas também não alugue o microfone. Na hora da resolução do case, não importa tanto se você sugeriu a melhor solução. O que está em jogo é se você é capaz de ouvir e liderar.

Entrevista por Skype

Antes de a entrevista começar, teste o equipamento, procure um local sem ruído e onde você não seja importunado. Leia sobre a empresa e relembre seu próprio currículo para não se esquecer de abordar algum aspecto importante da sua vivência.

Painel com os diretores

Esse é o momento em que estão sendo avaliadas capacidades como liderança, flexibilidade, boa comunicação, bom humor e saber ouvir. Para se preparar, pesquise sobre o mercado da empresa.

Após a aprovação

Durante o treinamento, seja curioso, tenha interesse pelas atividades da empresa como um todo e não apenas pela sua área.

E se reprovar?

O processo seletivo é uma via de mão dupla: se você não se classificou para uma empresa, talvez ela também não tivesse a ver com você. Aproveite para melhorar.

Fonte: Especialistas – http://www.impresso.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/cadernos/economia/2016/08/14/interna_economia,151658/as-muitas-vantagens-de-ser-trainee.shtml

━ mais assim

Os caminhos para buscar oportunidades

Os caminhos para buscar oportunidades Pós-graduação e idiomas são diferenciais para abrir as portas do mercado de trabalho, que está cada...

Programa de Estágio Guaratinguetá 2016

Somos uma das empresas líderes na indústria química, e com o melhor time desenvolvemos há mais de 150 anos soluções inteligentes para nossos clientes...

Programa de Estágio Goodyear 2016

A Goodyear, fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUV’s, caminhões, ônibus, pneus fora de estrada e para aviação, além de materiais para recapagem,...

Programa de Estágio Corporativo BASF

Por meio da ciência e da inovação, possibilitamos que nossos clientes de todas as indústrias atendam as atuais e as futuras necessidades da sociedade...

Programa de Estágio AkzoNobel 2016

A AkzoNobel cria todos os dias produtos essenciais para tornar a vida das pessoas mais agradável e inspiradora. Como uma companhia global líder em...